INVERSO
Anozero Ágora é um projeto concebido por Anozero-Bienal de Coimbra com o objetivo de estreitar os vínculos com a cidade e seus habitantes, ao trazer para os espaços urbanos práticas artísticas e ações reflexivas, expressas por meio das diversas linguagens associadas ao campo das artes visuais contemporâneas. Com curadoria de Nelson Ricardo Martins, esse projeto aconteceu entre 17 e 22 de dezembro de 2023 nas ruas e arredores da Baixa de Coimbra envolvendo performance, poesia, instalação sonora, intervenção urbana e ação urbana.
Nosso projeto, ”INVERSO”, Neno del Castillo e Sonia Salcedo, foi uma ação interativa em deslocamento, a partir do centro geográfico de Coimbra, marco zero da cidade até o Pátio da Inquisição, local onde cidadãos eram julgados e condenados ou absolvidos pela alta corte da época.
Trabalhamos a partir de um esboço de percurso, desenhado por nós dois, pensando questões relacionadas ao tempo, espaço, cidade, história, memória e mais….
Esse jogo com a palavra inverso – estar dentro do verso e ao mesmo tempo lidar com oposições, que neste caso eram questões de vida ou morte -, nos levou a agregar às falas e às ações específicas do percurso, espargir nas pessoas e no ambiente uma essência purificadora que é usada em determinados rituais religiosos.






