Rio ao mundo

RIO AO MUNDO

Rio ao Mundo (2021) dá continuidade a série Notas Cariocas  (2019-2021), dentro da pesquisa   Monumentália Carioca (2002-). Esse trabalho vem ao encontro do meu desejo de investigar imagens cotidianas que foram notícia de um jornal impresso na cidade do Rio de Janeiro.

Tomei como processo, catalogar imagens daquele periódico e a partir delas, construir o que denominei de arquivo monumento.  Feito isto, anulei seus textos, problematizei imagens com suas potências simbólicas e optei por monta-las segundo lógica serial: de cima para baixo, da parede para o chão, incluindo exemplares não alterados, materiais diversos e indo de encontro à uma certa ortodoxia minimalista. 

Por meio destas imagens, passeio por arqueologias urbanas, atravessadas de referências universais. Assim, desorganizo e reorganizo intenções, segundo ocupação espacial fluida, constituída por regiões de embate e conexões, que para além de qualquer retenção conceitual/simbólica precipitada pelo espectador, arma, desarma, se desfaz e volta a armar, novamente, feito nuvem em contínuo movimento.